Dica nº 95: Corrida na chuva requer cuidados especiais.
As competições de orientação ocorrem em qualquer situação de clima, exceto se houver grande perigo aos participantes. É bastante comum ocorrer em dias chuvosos. Os organizadores preparam-se para condições com chuva, desde a plastificação do mapa até a proteção do pessoal que trabalha na apuração de resultados. Para o competidor é importante preparar vários detalhes.
A vestimenta deve ser feita de algum tipo de material sintético que não retenha muita água, preferencialmente ajustada ao corpo, pois quando a roupa é muito larga, as bordas molhadas atrapalham os movimentos. O calçado deve ter travas que possibilitem maior aderência em terrenos íngremes e na lama. A aderência faz bastante diferença até o final do percurso. O calçado deve ter pouco tecido acolchoado que retenha água. Ele não pode ficar muito pesado quando molhado. Outros acessórios, como as caneleiras também não podem reter muita água, além de ter um bom ajuste, para não sair da posição e atrapalhar os movimentos. Algumas vezes eu preferia correr sem caneleiras quando estava chovendo, apenas com meias longas, de fibra sintética, para proteger as canelas. O uso de boné, viseira ou bandana ajuda bastante, evitando que a água da chuva, misturada ao suor, corra para os olhos e atrapalhe a leitura do mapa.
É importante fazer um bom aquecimento, para iniciar o percurso com uma sensação mais confortável, adaptando-se melhor à sensação de frio provocada pela chuva. Ao correr em estradas com barro temos que evitar as poças d’água, principalmente porque não sabemos a profundidade que têm, sendo perigoso cair ao pisar numa poça mais profunda. Devemos procurar também os locais com menos lama, quando possível, às vezes a beirada das trilhas tem alguma vegetação rasteira ou grama que é mais firme para pisar. Em alguns locais com lama há a possibilidade do pé afundar, o calçado ficar preso e o pé sair do calçado; aí há uma perda de tempo ao parar e calçar novamente. Com chuva devemos evitar os córregos e rios com mais de dois metros de largura, pois o volume de água aumenta muito e com a força da correnteza pode ser perigoso tentar uma travessia. Devemos procurar sempre os locais de travessia com pontes nessas circunstâncias.
Geralmente é melhor correr com clima de chuva do que com calor elevado. Na chuva transpiramos menos, perdendo menos água pelo suor. No calor a perda de líquido é mais intensa, com maior desgaste físico. Apesar do desconforto inicial, quando ficamos molhados, ao final de um percurso com chuva nos sentimos bem melhor do que em um percurso com clima quente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário