6 de fev. de 2026

Manual do Orientista - Dica nr 79

Dica nº 79: Diferenças entre as áreas de diversas regiões.


As características de relevo e vegetação variam muito de uma região para outra. A experiência conta muito para ter sucesso em áreas diferentes. Para cada tipo de área demanda uma variação diferente de técnicas que são mais comuns. Quando nos familiarizamos a cada área, torna-se mais fácil a aplicação dessas técnicas. Além da aplicação das técnicas, passamos a ter mais facilidade de correr em áreas familiares. Quanto mais treinarmos em áreas diferentes, mais facilidade teremos para correr em áreas novas. 

Os atletas internacionais programam treinamentos nos países onde terão competições importantes, para se adaptarem melhor ao tipo de orientação da região. Também é possível treinar em países vizinhos, com mesmo tipo de relevo. Por exemplo, para competir na Finlândia, os russos podem treinar na região de São Petersburgo, que faz fronteira com o sul da Finlândia e apresenta o mesmo tipo de terreno. É muito comum para os atletas de elite de nível internacional participarem de campos de treinamento nos países que organizam o campeonato mundial daquele ano.



Para os brasileiros, há bastante variação de um estado para outro. Mas nossas áreas são muito diferentes da Europa. Encontramos certa semelhança das áreas reflorestadas da Região Sul do Brasil com algumas áreas da Bélgica, Holanda e República Tcheca, principalmente com relação ao uso predominante de certas técnicas. Mas há muita diferença no relevo e vegetação, principalmente em relação aos países nórdicos, que possuem relevo muito acidentado e detalhado, com quantidade muito maior de pedras. Noruega, Suécia e Finlândia apresentam regiões com diferenças significativas de relevo e vegetação, áreas bem diferentes umas das outras, mas nada parecido com o que temos no Brasil. 

Para ter sucesso internacionalmente, é necessário correr nas provas europeias que fazem parte do ranking internacional, como fazem todos os atletas internacionais. Para ter sucesso nacional, também é necessário correr nas várias competições do ranking nacional, em diferentes estados e diferentes terrenos. Outra questão importante é o condicionamento físico específico quando se trata de regiões com elevações mais altas, que exigem mais tempo de treinamento em subida para adaptação a uma exigência física maior nos percursos. A experiência em diferentes tipos de terreno ajuda muito, além de ser fundamental o condicionamento adquirido ao longo de uma temporada com vários treinamentos e competições.


Nenhum comentário:

Postar um comentário