6 de fev. de 2026

Manual do Orientista - Dica nr 85

 Dica nº 85: Competições intermediárias. 

É difícil manter o condicionamento físico ideal ao longo de toda temporada. Normalmente, quando estamos numa fase muito boa de treinamento, é bom definir as competições principais, colocando as demais como secundárias. 

No primeiro Campeonato Brasileiro da CBO em 1999, não fui muito bem na primeira etapa em Guarapuava-PR, fazendo o 6o lugar, depois de ter ficado dois meses sem treinar direito após o nascimento de meu segundo filho. Fui o campeão da 2ª etapa em Itu-SP, mas o percurso foi anulado por causa de problemas com a organização da prova. Com isto não estava muito animado para competir na 3ª Etapa em Pelotas-RS, ainda mais tendo que viajar cerca de 26 horas de ônibus. Mas no mês seguinte haveria o Campeonato Sul-Americano em Florianópolis-SC, com um percurso médio e um longo. Devido às características dos percursos no Sul, resolvi participar da etapa em Pelotas, principalmente pela oportunidade de treinamento. A viagem foi desgastante, a noite anterior foi terrível devido aos mosquitos no alojamento, mas o treinamento foi bom, e ainda fechei com o 4º lugar na etapa e no Campeonato Brasileiro. 

Aquele “treinamento” realmente fez diferença adiante, pois entrei no percurso médio do Sul-Americano com confiança, zerando com um tempo muito bom, cerca de 10min à frente dos principais concorrentes. Como o resultado final era por soma de tempo, tive uma certa folga para o percurso longo, e apesar de perder bastante tempo num ponto, ainda consegui fechar com tempo suficiente para ser o campeão, pela segunda vez, do Campeonato Sul-Americano. 

Devemos planejar a temporada considerando a competição principal e procurando participar de boas competições intermediárias, principalmente quando tiverem alguma afinidade com a competição alvo.


Ir ao ÍNDICE

Nenhum comentário:

Postar um comentário