6 de fev. de 2026

Manual do Orientista - Dica nr 88

 Dica nº 88: Use o fator emocional a seu favor.


Uma competição importante sempre gera uma grande expectativa. Mesmo após mais de vinte anos competindo ainda tinha dificuldade para dormir com tranquilidade na véspera de uma competição. É muito difícil ignorar e achar que é um dia comum, pois fugimos de nossa rotina e há uma grande estrutura voltada para a competição em curso. Devemos nos expressar sempre de forma positiva, o mais concretamente possível. A expressão "não pode ficar nervoso" faz recordar o nervosismo, enquanto que a frase "conserve a calma" sugere a imagem contrária. Todas as pessoas em volta geram um clima de expectativa, que envolve a maioria dos participantes. No meu caso, procuro direcionar esse clima de maneira positiva, usando o fator emocional como incentivo para correr mais. 

Até mesmo em corridas de rua já presenciei isto: os resultados em competição sempre foram melhores que em treinamentos ou seletivas, onde o clima emocional é diferente. É difícil controlar a expectativa antes do início da prova, mas a partir do sinal de partida tudo muda: o cérebro passa a comandar o corpo no modo de competição. O corpo passa a produzir hormônios diferentes que nos deixam num estado de excitação que permanece até algum tempo depois de terminarmos a competição. Em alguns outros esportes ocorrem situações semelhantes, onde a atividade física passa a ser mais intensa que a costumeira, de acordo com um impulso que só acontece em competições. É um tipo de reação quase que instintiva, de acordo com o estímulo do momento. E podemos direcionar essa excitação de maneira positiva, melhorando o desempenho em competição. 

O autocontrole é muito importante para mantermos o nível de excitação em nível adequado de modo a mantermos um desempenho físico excelente sem atrapalhar nossa concentração. Eu estou na linha de partida e agora é que eu vou executar da melhor forma e dar o meu melhor. No campeonato nacional ou mundial, muitas coisas em torno da competição são diferentes, mas na realidade, ao realizar minha corrida, é muito parecido com uma competição normal. Minha técnica, a minha velocidade e meus pensamentos estão totalmente concentrados na tarefa que vou realizar. Minha técnica é automática, baseada em meus reflexos, enquanto a minha concentração e motivação são totalmente focadas na execução da corrida. Eu só penso no presente e no futuro próximo. Atrevo-me a ser um vencedor!

Alguns atletas conseguem treinar próximo ao nível de competição, mas para mim apenas o clima emocional de uma competição tem efeito positivo na obtenção de melhores resultados, tanto em corridas de fundo quanto na orientação. 


Ir ao ÍNDICE

Nenhum comentário:

Postar um comentário