Dica nº 84: O condicionamento físico é muito importante.
Na orientação a nível internacional o condicionamento físico é fundamental para o sucesso. De igual maneira, em todos os níveis de competição, é o ponto comum e algumas vezes o diferencial dos atletas vencedores na maioria dos eventos. A própria demanda do esporte, com terreno variado e acidentado exige uma preparação e manutenção do condicionamento físico, para garantir o sucesso em uma temporada ou ao longo da carreira.
José Luiz Cogo, que venceu a maioria das competições que participou de 1995 a 1998, e Leandro Pereira Pasturiza, que venceu vários campeonatos de 2005 a 2015, além de errar pouco, fizeram boas temporadas por ter um bom condicionamento físico, zerando percursos até 10 minutos na frente do segundo colocado.
Mas foram batidos por concorrentes em condições físicas melhores em certas competições, ou quando cometiam algum erro grande num percurso. Uma das vantagens principais que tive a meu favor também foi o condicionamento físico, quanto era superior a de meus adversários. Mesmo encarando adversários tão bons, em diferentes épocas, eu conseguia terminar em segundo ou terceiro lugar, e eventualmente ganhar um percurso, também devido ao bom condicionamento físico. No Campeonato Sul-Americano de 1997, em Curitiba-PR, quando ainda era disputado em percurso único, meu principal adversário foi José Otávio Franco Dornelles, conhecido pela excelente qualidade técnica, mas com preparo físico mediano, quando comparado aos atletas mais jovens que o venciam nos percursos. Pelo menos em duas outras ocasiões anteriores eu já havia passado por ele durante um percurso, ultrapassando-o com facilidade, devido ao meu ritmo de corrida mais veloz. No sorteio da ordem de partida saí logo depois dele, alcançando-o perto da metade do percurso e passando com certa facilidade numa subida longa. Abri uma boa distância, mas na parte final do percurso errei a entrada de uma trilha, indo mais adiante fora da rota e perdendo algum tempo até voltar, permitindo que ele passasse à frente novamente. Após marcar o ponto seguinte, vi o Otávio cerca de 300m à frente. Corri o máximo possível pelos últimos pontos até a chegada, chegando depois dele, mas com tempo suficiente para ser o campeão. Entre atletas de qualidade técnica semelhante, o condicionamento físico é um fator decisivo no resultado final. Quando erramos um pouco, o condicionamento físico pode ser decisivo contra outro atleta que erra menos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário