5 de mar. de 2014

Manual do Jovem Orientista - Dica nr 33

Dica no 33: As crianças merecem atenção especial.


A idade recomendada para execução de percursos de orientação para crianças é a partir de 8 anos de idade. Mas podemos começar a ensinar as técnicas básicas antes disso, de preferência sendo acompanhadas por um adulto. As crianças podem aprender a manusear um mapa de orientação antes mesmo de aprender a ler, pois o mapa é baseado em outros símbolos gráficos. 

O aprendizado deve ser progressivo, iniciando com mapas mais simples, em áreas conhecidas, passando para mapas mais detalhados aos poucos, até chegarmos a mapas de áreas novas, onde são realizadas as competições. Para deixarmos crianças executarem percursos sozinhas, é necessário que tenham aprendido o básico e já possuam autoconfiança. A dificuldade de percurso deve ser adequada ao nível técnico delas. Alguns organizadores superestimam o nível de dificuldade, traçando percursos muito difíceis, podendo desestimular os iniciantes. O nível de dificuldade deve seguir as recomendações da CBO, sempre com a visão de tornar a orientação um esporte interessante e sem riscos de acidentes ou ferimentos graves. Não é interessante que as crianças levem muito mais que uma hora na realização de um percurso qualquer. As dificuldades vão aumentando com o aprendizado, à medida que atingem idade maior e há mudança de categoria.  

A CBO recomenda que todos os iniciantes façam um curso de iniciação esportiva, com o objetivo adaptar o indivíduo ao meio natural, desenvolver a habilidade de usar corretamente a bússola, controlar a distância percorrida e desenvolver o senso de orientação, requerendo para isto um instrutor capacitado. A primeira fase da iniciação esportiva é a instrução mínima que um atleta deve realizar para ser filiado na CBO, tendo adquirindo o conhecimento básico para a prática do esporte, estando apto a participar individualmente de uma competição de orientação.

Para completar esses passos é importante o envolvimento com um clube de orientação que proporcione a instrução adequada e completa, capacitando o novo orientista para a realização dos percursos conforme sua idade e categoria.


Ir ao ÍNDICE

Nenhum comentário:

Postar um comentário