O que é Orientação


O que é Orientação

Orientação é um esporte no qual os competidores navegam de forma independente através do terreno. Os competidores devem visitar uma série de pontos de controle marcados no terreno no menor tempo possível, auxiliados somente por mapa e bússola. 
 
O percurso, definido pela localização dos pontos de controle, não é revelado aos competidores antes de suas partidas.  Existem competições em que não há avaliação do tempo de execução do percurso, como no Trail-O e Pre-O, onde é avaliado apenas o tempo de decisão nos pontos de controle cronometrados.
 
Em um percurso com partida intervalada os competidores navegam no terreno de forma independente. Em percurso com partida em massa e partida em perseguição os competidores podem navegar em estreita proximidade um com o outro, mas o formato dos percursos requer navegação independente. 
 
O termo competidor significa um indivíduo de qualquer sexo ou um grupo de indivíduos, conforme o caso. A modalidade pode ser a pé, com esquis, bicicleta de montanha ou até com cadeira de rodas. 
 
O praticante do esporte Orientação é chamado de orientista.