27 de mai de 2012

Manual do Jovem Orientista - Dica nr 22


Dica no 22: Observe o uso adequado da vestimenta.

É importante que os organizadores de eventos para iniciantes tenham a preocupação de escolher locais sem vegetação fechada, evitando risco aos praticantes. Os eventos de Sprint, que são realizados em ambiente urbano, têm vestimenta livre. Podemos utilizar camisetas sem manga e shorts, inclusive no Campeonato Mundial. A regra da IOF diz que a escolha de vestimenta e calçados é livre, desde que não contrarie regras estabelecidas pelo organizador da competição. 

Para a Confederação Brasileira de Orientação o uniforme de competição deve atender aos seguintes requisitos:
1. É vedado o uso de sapatos de atletismo com cravos.
2. É obrigatório ao competidor estar com as pernas e os braços cobertos (pelo menos manga curta, com antebraço livre);
3. Nas provas nacionais, estaduais e regionais é obrigatório o uso do número de filiação na CBO, como número de identificação, centralizado na frente da blusa de competição.
4. O atleta deve usar uniforme oficial do seu clube.
Os números de identificação podem ser pintados, bordados ou fixados no uniforme, com algarismos de pelo menos 10 cm de altura, e não podem ser dobrados ou cortados.

Conforme comentado anteriormente, há locais e situações onde há a necessidade de acessórios especiais de proteção, como as caneleiras, meião e blusas com manga comprida, conforme o local e recomendações do organizador do evento. Nessas circunstâncias, devemos nos adequar à situação de modo a nos sentirmos mais confortáveis e seguros. Eu costumo usar uma camiseta como as de corrida de rua por baixo do uniforme de orientação, como fazem os jogadores de futebol, mesmo em clima quente ela ajuda a transpirar melhor, e em clima frio ajuda a manter o aquecimento do tronco. Em clima frio é bom usar calças de lycra por baixo do uniforme, para manter o corpo melhor aquecido, e às vezes até uma blusa extra de mangas compridas. O importante é sempre usarmos uma roupa confortável e adequada ao clima.

Ir ao ÍNDICE

Nenhum comentário:

Postar um comentário