29 de mai. de 2021

Manual do Jovem Orientista - Dica nr 44

 Dica no 44: Siga um plano de treinamento de corrida.


O plano de treinamento é fundamental para termos sucesso. Talento sem treinamento é inútil. O planejamento começa quando elegemos uma competição alvo, 1 a 4 anos antes do evento. Tudo que for relevante para o evento na parte física, mental, técnica e tática, dita que tipo de treinamento deve ser feito. O esquema básico é como receita de bolo: sempre funciona quando aplicado corretamente. Vários treinadores com curso de educação física são habilidosos na formulação e adaptação do plano de treinamento. 


O ideal é que o planejamento seja individualizado, ou pelo menos dividido em grupos de atletas, de acordo com nível de desempenho aproximado, após a realização de testes de corrida em distâncias diferentes ao início de cada fase do treinamento, para definir os grupos e ajustar a carga de treinamento dentro de cada grupo, ou na transição de uma fase para outra quando o planejamento for individual. Na execução, é importante seguir os princípios do treinamento desportivo, fazendo o planejamento semanal, mensal e anual em uma planilha, de acordo com as competições daquela temporada. 



Existem planilhas baseadas em estudos científicos que ajudam a definir os valores de tempo para executar cada distância dos tiros na pista de atletismo, por exemplo, de acordo com alguns testes feitos na pista ou em percursos marcados com 5, 10 ou 15km.

O programa de treinamento é ajustado aos objetivos específicos das competições alvo, trabalhando com esforços semelhantes aos encontrados nessas competições. No meu caso, as sessões diárias variavam de 40min a 1h30min, com objetivo em percursos médios e longos, variando a intensidade de acordo com o período de treinamento, controlando a sobrecarga ao longo da semana e de uma semana para outra, alternando entre intensidades fortes e moderadas, para que haja uma adaptação adequada, alternando também entre treinamentos contínuos e intervalados, variando os locais de treinamento para não cair em monotonia. Nos treinamentos em campos e bosques é difícil sentir monotonia, mas não é fácil cumprir uma série longa de tiros numa pista de atletismo.

A nível internacional, só é possível estar entre os primeiros colocados com tempo integral para dedicação ao treinamento, além da participação nas provas do Ranking da IOF. A nível nacional, um bom planejamento, com pelo menos 5 sessões de treinamento semanal e participação em todas as provas do estado e algumas nacionais, já garante bons resultados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário