29 de mai. de 2021

Manual do Jovem Orientista - Dica nr 43

Dica no 43: Palavras-chave para os esportistas de elite.


 As palavras-chave e frases abaixo são um resumo de entrevistas com atletas de diferentes esportes.

- Atitude

- Entusiasmo e comprometimento

- Pensar no panorama geral

- Planejar com antecedência

- Tomar a responsabilidade

- Atleta 24 horas

- Foco no desempenho

- Análise da performance

- Rotinas pessoais



A elite do esporte hoje é excepcionalmente exigente. Se você quiser ter sucesso a nível nacional, você precisa entender que você quer realmente competir em nível internacional. Você precisa priorizar o que é mais e menos importante. Você tem que "escolher um lado." Eu realmente quero ser campeão nacional ou obter um lugar na equipe nacional, e em algum momento do futuro talvez até mesmo ser campeão mundial? Que consequências há para o resto da minha vida? Ou se eu me tornar campeão do mundo, o que acontece então? O que significa para mim socialmente, para o meu trabalho e minhas finanças?


O diagrama abaixo mostra como um atleta vencedor pensa antes de uma competição importante.



Para aqueles atletas de elite que podem fácil e rapidamente responder à pergunta – Por que ser um atleta de elite? – é muito mais fácil estabelecer metas e planejar o seu caminho para alcançar seus objetivos. O conteúdo do treinamento é muito claro para eles. Ser capaz de responder a essa pergunta cria a determinação de um atleta. A visão de estar no topo do pódio libera a energia que é necessário treinar todos os dias, ano após ano, por 15 a 20 anos. 


Todo mundo quer ganhar a competição. A vitória é um sinal de que seu desempenho foi excelente e que foi o melhor no final. Por outro lado, você pode também ter um ótimo desempenho, perto de sua capacidade máxima, mas ainda assim não vencer a competição. Você ainda é um vencedor por ter dado o melhor que poderia. Num vencedor a performance é concentrada.  
"Picotar" todos os controles, o mais rapidamente possível em um campeonato é uma "vitória" a que todos devemos empenhar-nos. Como um competidor, a única coisa importante a lembrar é que eu posso influenciar-me em muita coisa, os meus adversários muito pouco. Na minha visão e objetivo, que talvez funcione mais como uma fonte de inspiração para a minha performance, eu estou no alto do pódio. Mas antes e durante a competição estou totalmente focado em fazer o meu melhor a cada passo, a cada escolha de rota, a cada ponto de controle. Os pensamentos existem apenas no presente, não no passado ou no futuro – justo agora. A única coisa que posso influenciar é o presente, e eu vou fazer isso com o melhor da minha habilidade. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário