3 de jan de 2010

Mapas de orientação no GPS e no celular

Por que um mapa de orientação em GPS?


Você já pensou em ter mapas de orientação em seu aparelho GPS, e ver exatamente onde você está usando o GPS? É possível converter qualquer arquivo OCAD a um mapa Garmin, que você pode usar em sua unidade GPS Garmin no formato de mapas .img, usando o software livre disponível. Em sua unidade de GPS que você pode usar o mapa gerado da mesma forma como qualquer outro mapa Garmin - mostrando a sua posição no mapa, alinhando o mapa corretamente, movendo a janela e aplicando zoom.

Este artigo faz parte de uma série sobre GPS e orientação no site WorldofO.com, explorando o que a nova tecnologia pode fazer para disponibilizar mapas de orientação a mais pessoas.

Existem várias razões pelas quais você poderia usar mapas de orientação em um receptor de GPS.

• Para os jovens interessados em orientação. A tecnologia pode ser uma motivação extra – isto ocorre especialmente para os meninos, mas vimos o mesmo para as meninas também. O receptor GPS é um aparelho que capta o interesse de jovens de imediato, e é uma boa maneira de introduzir os jovens a orientação. Temos um monte de comentários positivos 8-12 anos de idade que não tinha tentado orientação antes, que achava que isso era super legal.

• Mapas de Orientação em um receptor GPS é uma boa forma de ensinar melhor orientação aos jovens. Eles podem ver melhor a relação entre o mapa e o terreno, quando há um ponto no mapa que mostra onde eles estão em um dado momento.
– Foi comprovado ser muito instrutivo para 8-10 anos de idade, onde temos observado a compreensão dos diferentes símbolos do mapa muito rápido quando se usa um GPS.
– Outra aplicação interessante foi deixar um de nossos corredores de 16 anos de idade, que é completamente novo no esporte, executar um percurso com um GPS com o mapa de orientação e percurso carregado – “Em vez de me concentrar em onde eu estava, pude me concentrar em onde correr para o próximo controle. Eu poderia correr muito mais rápido, porque eu sempre sabia onde estava, e me senti como um verdadeiro orientista”, disse ele depois.
– Um terceiro o uso de um GPS com mapa de orientação entre os jovens, tem sido a de deixar os iniciantes tentar um percurso mais difícil pela primeira vez levando um GPS com eles como uma segurança, sendo instruídos a só olhar se eles estiverem realmente perdidos . Normalmente não vão precisar, mas torna mais fácil para eles dar o passo acima, de iniciante para o próximo nível.

• Tornar os mapas de orientação úteis e acessíveis para pessoas de fora da comunidade da orientação. Mapas de Orientação são superiores à maioria dos mapas disponíveis para GPS hoje, para fins de caminhada. Há tanto um grande mercado como uma grande possibilidade de levar as pessoas interessadas na orientação e na compreensão dos mapas de orientação.

• Para os cartógrafos é muito útil para transferir o projeto de mapa para o GPS, e levar o GPS para a floresta e verificar o mapa. Isto tem sido feito com muita frequência entre os mapeadores da Nova Zelândia (e talvez também em outros lugares).

• Potencialmente, GPS com mapas de orientação podem ser utilizados em competições de orientação normal também. Minha opinião pessoal é que isto deve ser proibido. Mas poderiam ser criadas categorias especiais para orientação com GPS no futuro, uma combinação de orientação com e sem GPS não seria boa.

O trabalho descrito neste artigo foi feito principalmente num trabalho com o Clube de Orientação Varegg, da Noruega. Nesse caso particular, o objetivo era conseguir jovens interessados em orientação – e ensiná-los como entender e utilizar um mapa de orientação. Com fundos da Gjensidigestiftelsen e alguns financiamentos da Federação Norueguesa de Orientação, o Varegg teve a oportunidade de comprar um conjunto de 10 unidades de GPS Garmin Oregon 300, e desenvolveu um método para converter os mapas de orientação aos mapas que podem ser utilizados nas unidades de GPS.

O GPS tem sido utilizado – e continuará a ser utilizado – em atividades direcionadas para os jovens, tanto para conseguir novos jovens interessados em orientação, como para melhorar a compreensão de mapa dos jovens no clube.

No futuro, outro interesse é trabalhar na confecção de mapas de orientação úteis e acessíveis para pessoas de fora da comunidade de orientação. Em particular, há possibilidades interessantes para o projeto “Tur-orientering” onde mapas de orientação podem ser usados diretamente em uma unidade GPS ou especialmente em um telefone celular com receptor de GPS.

O que você acha?

No vídeo abaixo você pode ver um exemplo do uso de um mapa de orientação convertido do OCAD para uma unidade de GPS Garmin Oregon 300. Como você pode ver, ele parece um mapa de orientação – você começa a ver sua posição no mapa, e é possível dar zoom e mover o mapa. Você também pode deixar o mapa alinhar-se automaticamente à direção que você está se movendo.






Mapa de orientação no celular

Isto em um celular, com o que se parece?

Mapa de Orientação em um iPhone nos E.U.A. (esquerda) e na Suíça (à direita), utilizando a funcionalidade descrita neste artigo.

A funcionalidade na realidade é uma aplicação da web – o que significa que você usa o navegador do seu celular para carregar o mapa de orientação. O navegador determina a posição com base em dados que recebe do receptor GPS, e calcula a sua posição no mapa de orientação com base nas coordenadas GPS.



Em seu celular, você pode ver o mapa de orientação como o vê no papel. Um ponto vermelho mostra a sua posição atual – sendo atualizada em intervalos regulares (a cada dois segundos, na versão atual). A linha vermelha à direita mostra a sua posição nos últimos 30 segundos. Dependendo de qual telefone que você está usando, você tem a possibilidade de dar zoom maior ou menor no mapa. Na versão de teste atual, sua posição estará sempre no centro do mapa. Você pode mover a tela com o mapa, mas na próxima atualização de posição do mapa ele será centrado na sua posição novamente (esta é uma característica que é fácil mudar em uma versão posterior). Acima você vê duas imagens da funcionalidade em uso em um Iphone. Abaixo você pode ver um vídeo da funcionalidade de uso em um telefone Android.







Um comentário:

  1. Gostei muito, onde encontro os programas para iphone e android?

    ResponderExcluir