28 de jan. de 2010

101 Mapas que você devia correr antes de morrer !

Foi lançado recentemente o blogue: “101 mapas que você devia correr antes de morrer” , que tem despertado uma curiosidade inusitada entre os orientistas. Alojado em http://orienteeringmaps.net/blog/, o blogue contava já com um total de 110 comentários e 311 seguidores angariados no primeiro dia de vida, o que atesta bem da popularidade da mais jovem ferramenta ao serviço da Orientação.

De acordo com os promotores da iniciativa, os 101 mapas a publicar serão escolhidos de entre as várias propostas que lhes forem chegando. Os critérios para a eleição dum mapa terão a ver com características peculiares do terreno ou de vegetação, particularidades naturais das áreas envolventes e com o prazer que se retira da sua navegação. Outros aspectos determinantes podem estar relacionados com a sua situação geográfica, uma competição especial que aí teve lugar ou mesmo uma história particular vivida na primeira pessoa pelo proponente.


Olhando de relance as sugestões lançadas no blog, percebe-se que Veneza (Itália) se encontra no topo das preferências. Referências emblemáticas como o Grande Bazar de Istambul (Turquia), a Cidade Medieval de Carcassonne (França), a City de Londres (Inglaterra), o Central Park de Nova Iorque ou a Academia de West Point (ambos nos Estados Unidos) são alguns dos mapas citados. Mas há também destinos exóticos como Pittwater (Tasmânia), os campos de lava de Galgahraun (Islândia), Bantry Bay (Irlanda), Ilulissat (Gronelândia) ou Bay of Fundy (Canadá); ou mapas clássicos como os de Bortnychi North (Ucrânia), Lunsen, Uppsala (Suécia), Aveyron (França), Avrsfjord-Hamnvag (Noruega), Jundakund (Estónia), Trockener Steg-Klein Matterhorn (Suiça) ou Guardamar (Espanha).


O mapa de Plitvička jezera

De acordo com os promotores da iniciativa, “o blogue ‘101 mapas que você devia correr antes de morrer’ pretende abrir a discussão não apenas acerca das mais interessantes áreas para praticar Orientação em todo o Mundo, mas também sobre os diferentes aspectos do mapa, da cartografia e, por extensão, sobre a essência da própria modalidade."

Plitvička jezera, na região de Lika (Croácia), é o primeiro mapa a ser lançado à consideração de todos [artigo para ler em http://orienteeringmaps.net/blog/2010/01/27/plitvicka-jezera/. Vale a pena atentar nos pormenores do mapa, na riqueza das paisagens naturais e nos argumentos para este poder vir a ser um dos 101 eleitos: Pela qualidade dos terrenos, mas também pela beleza deste local muito especial.
A região dos lagos de Plitvice é património protegido da UNESCO e merece verdadeiramente uma visita. Não apenas pelos magníficos espelhos de água mas também pelas florestas envolventes que lhe conferem um espírito realmente selvagem – e é fantástico sabermos que, nas regiões mais remotas deste extenso Parque Nacional, ainda podemos encontrar espécies raras como o Lobo (Canis Lupus), o Urso (Ursus arctos) ou o Lince (Lynx lynx).

Ou que tal fazer orientação no Monte Fuji?


Uma iniciativa semelhante a esta e que está a ser preparada pelo blogue Orientovar desde o final do ano passado, intitulada “O Meu Mapa”, estará disponível no último sábado de cada mês e o primeiro episódio, da autoria de Luís Santos, incidirá sobre o mapa de Las Mimbres (Puerto de La Mora, Granada, Espanha).

Agradecemos pela dica do blogue Orientovar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário