8 de mar de 2018

MANUAL DE TI DO ESPORTE ORIENTAÇÃO

Este manual foi feito por Daniel Mayoral Barea com a ajuda da Federação Espanhola de Orientação, baseado nos cursos ministrados por ele sobre o uso de software livre na cartografia e de novas tecnologias voltadas para o esporte de orientação.

É um projeto real e eminentemente prático no qual todas as etapas a serem seguidas são realizadas do início ao fim, a fim de aprender de maneira básica, simples e direta o uso de software livre e gratuito usado para mapear, rastrear, tomar tempo e analisar um percurso de orientação.

As ideias básicas para o gerenciamento do software são dadas, mas não é ensinado a mapear ou a digitalizar. Cabe à curiosidade do leitor experimentar mais com as ferramentas para ampliar o conhecimento e ser instruído com outros cursos ou documentos. Em qualquer caso, o manual indicará como expandir os conteúdos e conhecimentos necessários.

Ele ensina a baixar a fotografia de satélite de uma área real, prepará-la para uso com o software de cartografia, mostra trabalhos de campo cartográficos com um celular ou tablet, indica como desenhar o mapa e transferir para o software de traçado de percursos, como imprimir o mapa e passar o percurso com códigos QR em um Smartphone. Mostra a análise de percurso com a rota do GPS.

Este manual é dirigido a qualquer orientista, professor de educação física, técnico, mapeador ou traçador de percursos que pretenda ser autossuficiente para iniciar um mapa do zero, usando software livre e gratuito até o percurso e análise subsequente. Não é necessário conhecimento prévio das tecnologias.

Ele não é um manual completo sobre o uso do Open Orienteering Mapper, mas traz várias dicas interessantes sobre o uso prático desta ferramenta.

Fiz uma tradução bastante literal do manual em espanhol, adicionando apenas alguns comentários e links usados no Brasil. A intenção é divulgar as opções disponíveis que os mapeadores e traçadores de percurso podem usar, além de alguns tipos de controle de tempo no percurso que podem ser aplicados nos treinamentos de iniciantes.

Versão em português(br):

Original em espanhol:

Nenhum comentário:

Postar um comentário