16 de dez. de 2017

ISCD 2018

A Comissão de Regras da Federação Internacional de Orientação (IOF) divulgou a Especificação Internacional para Descrições de Controle da IOF atualizadas (ISCD 2018) na semana passada. 

A Especificação Internacional para Descrições de Controle entrará em vigor em 1º de janeiro de 2018. A nova atualização do OCAD 12 já contém os novos conjuntos de símbolos de percurso que são totalmente compatíveis com a nova especificação ISCD 2018. Entretanto não estão fazendo mais atualização para o OCAD 11 e versões anteriores, por isso estou divulgando no final deste artigo minha versão atualizada para OCAD 11 e OCAD 10.

Principais mudanças na versão de 2004:

# Linha extra opcional que mostra a distância do ponto de entrega do mapa ao triângulo de partida.
- 150m para o triângulo de partida



# Adicionados dois novos símbolos, para trincheira e canteiro de flores.


- Trincheira, na curva
- Canteiro de flores, canto noroeste 
  

# O símbolo de “curva” foi mudado da coluna G para a coluna F.

# Foi retirado o símbolo para ponto de rádio ou de TV.

Depois de tantos anos, a IOF poderia ter feito mais mudanças, mas parece que teve pouco tempo entre a Comissão de Regras divulgar que faria mudanças e esta divulgação. Algumas propostas novas não foram aprovadas, assim as mudanças foram realmente poucas.

Ponto de entrega do mapa



A Especificação Internacional para Mapas de Orientação (ISOM 2017) possui um novo símbolo para o ponto de entrega do mapa (número de símbolo 702). 

Como isso funciona no OCAD? Escolha um novo mapa com a nova configuração de percursos ISCD 2018 e desenhe uma rota marcada para o triângulo de partida. Adicione um ponto de canto na linha tracejada e barra transversal do ponto de entrega do mapa então aparece (o ponto de canto pode ser inserido no início ou no meio da linha). 

No cartão de descrição, a linha extra opcional, que mostra a distância do ponto de entrega do mapa ao triângulo de partida, pode ser inserida em cada percurso antes do triângulo de partida, após ter sido criada a linha de balizamento, e a aparência no cartão de descrição será parecida com a do exemplo acima. 

Para quem preferir, o símbolo 702 também está disponível no meu arquivo e pode ser colocado separadamente no início da linha de balizamento. Lembrando que a distância da linha que marca até o triângulo de partida será somada automaticamente ao percurso no OCAD.



Versão em português da ISCD-2018 feita pela CBO:


Nenhum comentário:

Postar um comentário