17 de jun de 2012

Manual do Jovem Orientista - Dica nr. 23

Dica no 23: Use um calçado mais adequado para a orientação.


Para o treinamento de corrida devemos usar sempre tênis de boa qualidade, leve e com bom sistema de amortecimento de impacto. É interessante ter cerca de três pares de tênis para o treinamento de corrida, alternando a cada treinamento, ou escolhendo o melhor conforme a distância e tipo de atividade.


Para a orientação, além do amortecimento de impacto, um fator importante no calçado é a aderência em terreno inclinado, com grama ou folhagem solta, em locais molhados e com lama. Geralmente é proibido o uso de calçados com pregos nas competições de orientação. Na Europa e nos Estados Unidos encontramos tênis adequados, fabricados exclusivamente para orientação, geralmente com travas largas para não grudar lama, alguns até com pinos metálicos para segurar melhor em terreno pedregoso. Os pinos metálicos dos calçados específicos para orientação são permitidos em todos os eventos. Mas esses modelos são difíceis de importar e de custo mais alto. No Brasil é mais fácil adquirir tênis para esporte de aventura ou chuteira de futebol society com entressola de EVA, ambos têm boa aderência em terreno acidentado e resistem bem em dias de chuva. Podemos encontrar vários modelos de tênis para esporte de aventura que podem ser usados na orientação, inclusive com bons preços. É melhor escolher os modelos que sejam mais leves, com travas de borracha mais largas e com acolchoamento interno que não retenha muita água. 

Usar um tênis de corrida de rua é mais confortável quando está seco, mas escorrega muito em local inclinado, ou pode ficar pesado quando molhado, e isso está fora de cogitação. Os tênis de corrida são adequados apenas em provas de Sprint em ambientes predominantemente urbanos. Os modelos de calçado com solado mais baixo, como as chuteiras de futebol society, também têm a característica de proporcionar mais estabilidade em terreno irregular e dificultar a ocorrência de entorse de tornozelo.


É aconselhável testar modelos diferentes e verificar quais os mais confortáveis e adequados nas situações comuns que encontramos na orientação. Essa escolha do calçado é personalizada, deve ser a mais adequada a cada participante e às condições de cada competição. Podemos testar modelos diferentes e escolher os melhores para as competições, separando os demais para treinamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário