9 de ago. de 2010

WOC 2010

Começou neste domingo (08/08) o Campeonato Mundial de Orientação - WOC - 2010. Foi o dia do Sprint, com provas de qualificação de manhã e final à tarde. Tanto no masculino quanto no feminino, os resultados foram definidos nos décimos de segundo finais, no foto finish. Todos os detalhes podem ser acompanhados no site do evento, com resultados on-line, fotos, mapas, etc.


Na final do percurso Sprint, entre todas as corredoras, a mais esperada era Simone Niggli. Pouco antes dela, Helena Jansson, campeã mundial no sprint anteriormente, chegou definindo um novo tempo nítido. "Ela é excelente!" soou o alto-falante, enquanto o público aplaudia. E logo depois ... "Está muito perto!" gritou o locutor em seu microfone enquanto Niggli, que partiu na penúltima posição, puxou um pouco mais nos metros finais da corrida, com um ritmo forte ela passou no foto-finish, tendo a vitória com 0,7 segundo à frente de Helena Jansson. "O percurso foi muito interessante e nós enfrentamos algumas escolhas de rota complicadas." Niggli perdeu algum tempo no início do percurso, mas "uma vez que você optar por uma escolha de rota não é possível pensar em outras opções mais. Você apenas tem que puxar todo o tempo. " ela comentou.

Marianne Andersen perdeu tempo no início do percurso e estava em quarto lugar no primeiro e segundo controle intermediário. Nos últimos três controles, ela ganhou bastante tempo. "Corri duas pernas ruins, mas os outros pontos foram bons" disse Andersen. "A medalha de bronze é ainda muito boa, eu acho..." ela sorri. "Um bom começo de campeonato."

1. Simone Niggli SUI 16:06,2
2. Helena Jansson SWE 16:06,9
3. Marianne Andersen NOR 16:12,1




"A surpresa francesa de hoje!" disse o locutor. "Fredo é um monstro!" Thierry Guergiou escreveu no Twitter. O promissor Frédéric Tranchand definir um tempo muito bom à frente do campeão mundial de sprint Andrey Khramov, o rei do sprint Emil Wingstedt e Martin Johansson - que focou totalmente na distância sprint para este ano, após um longo período de recuperação. O tempo a ser batido era 16:13,3 e haviam apenas uns poucos corredores por chegar.

"Correndo o mais rápido possível!" tática clara de Fabian Hertner, que dominou o sprint Elitserien em Örebro na semana passada. E Hertner começou rápido, incrívelmente rápido. E foi por uma margem de apenas 0,1 segundo à frente de Tranchand que Hertner levou a medalha de prata, enquanto seu compatriota Matthias Müller levou o ouro.

"Fantástico! Senti-me forte, e fiz uma grande corrida." comentou Müller, que terminou em 2,3 segundo à frente de Hertner. O percurso foi exigente tecnicamente e árduo fisicamente, explica Müller.

1. Matthias Müller SUI 16:10,9
2. Fabian Hertner SUI 16:13,2
3. Frédéric Tranchand FRA 16:13,3

Tem também ótimos comentários (em inglês) e fotos no site Ultimate Orienteering.

Os percursos Médio e Longo vão ter também o sistema de rastreamento por GPS dos atletas, para quem quiser acompanhar em tempo real. Mas vai ser um pay-per-view nas finais. Os resultados on-line e audio da transmissão serão gratuitos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário