22 de out de 2010

Wold Cup 2010

A Suíça reina no World Cup 2010

by Niels-Peter Foppen on October 12, 2010

Simone Niggli

A atmosfera durante a final do World Cup, no dia 10 de outubro, foi excelente. Uma grande multidão de espectadores se reuniram no centro da cidade antiga de Genebra e aplaudiram os melhores orientistas do sexo masculino e feminino do mundo. Ao bater nas placas do lado da pista produziam um ruído ensurdecedor. Então tente controlar seus nervos...

Pouco depois do meio-dia as primeiras mulheres, das melhores 40 no total, são esperadas na ordem de partida inversa do ranking geral do World Cup.

Niggli leva sua 50a vitória no World Cup

A grande favorita, correndo em casa, era Simone Niggli. Niggli teve sua 50a vitória no World Cup. Mais uma impressionante temporada, para a atleta de Münsingen. No início deste ano ela conseguiu dois títulos durante o Campeonato Europeu na Bulgária e dois títulos durante o Campeonato Mundial, na Noruega. Completando a temporada ao vencer o World Cup é simplesmente fantástico. Ela comentou estar muito orgulhosa dessas conquistas. "Acho que esta temporada tem sido uma das melhores, também porque foi de um alto nível de forma consistente."

Helena Jansson (SWE) foi a única que conseguiu chegar perto de Niggli. "Foi uma corrida muito difícil, e eu tive muitos poucos erros hoje. Corri um pouco rápido demais no início e "os meus pés estavam à frente da minha cabeça". Não foi um desempenho muito bom do meu lado, mas era tão complicado que hoje acho que todos cometemos erros. " Seu principal objetivo era o de não ser desclassificada. "Tive alguns problemas quando cheguei ao controle 16. Eu ia marcar o número 89, mas depois que vi que o código do ponto era o 68. Eu tive que parar, olhar para o ponto, olhou novamente para o mapa, verificando a descrição do ponto por cerca de 10 segundos. Finalmente eu percebi que eu olhei para o número do ponto de cabeça para baixo... "

A jovem dinamarquesa Ida Bobach, encorajada por seu irmão ao lado do funil de chegada, chegou surpreendentemente em 3o lugar.

O atual campeã mundial da distância média, Minna Kauppi (FIN), não ficou satisfeita com sua corrida. "Foi difícil, e eu não estou em tão boa forma mais. Eu não treinei muito após o Campeonato Mundial devido aos estudos e sensação de cansaço, por isso teria sido um milagre se eu tivesse uma boa colocação na final." Comentou depois.

Results PostFinance sprint Women
1) Simone Niggli SUI 16:36
2) Helena Jansson SWE 16:50
3) Ida Bobach DEN 17:21
4) Maja Alm DEN & Caroline Cejka SUI 17:24
6) Angela Wild SUI 17:31

Hubmann atinge a meta final da temporada

Daniel Hubmann (SUI) atingiu seu objetivo final da temporada: tendo a vitória na final do World Cup. Hubmann não estava em forma ideal devido a um esporão ósseo em seu osso do calcanhar, mas aparentemente foi capaz de compensar na técnica. Ele realmente se surpreendeu: "Eu realmente pensei que não era capaz de correr bem" , comentou depois. Graham Gristwood (GBR) e Matthias Müller (SUI) terminaram nove segundo atrás Hubmann.

"A corrida de hoje foi boa, e estou realmente satisfeito. Meu foco estava em tomar o meu tempo, tomando as decisões certas e correr muito quando podia. Eu fui capaz de alcançar Kiril Nikolov (BUL), e que foi bom para a minha motivação e velocidade. " disse Gristwood. "Sexta-feira andamos pela cidade e que foi uma grande ajuda. Eu sabia queseria muito difícil, com muitas opções de rota e pequenas passagens e quem conhece a cidade tem grande vantagem. "

O atual campeão mundial no sprint, Matthias Müller, disse que não teve problemas técnicos."Tentei começar agressivamente e estava bem motivado."

Results PostFinance sprint Men
1) Daniel Hubmann SUI 15:39
2) Graham Gristwood GBR & Matthias Müller SUI 15:48
4) Thierry Gueorgiou FRA 15:52
5) Øystein Kvaal Østerbø NOR 15:53
6) Lars Skjeset NOR 16:14

Resultado Final do World Cup

Total geral do World Cup

Mulheres
1) Simone Niggli SUI – 1080 pnt
2) Helena Jansson SWE – 710 pnt
3) Maja Alm DEN – 422 pnt
4) Minna Kauppi FIN – 379 pnt
5) Lena Eliasson SWE – 378 pnt
6) Dana Brožková CZE – 368 pnt

Homens
1) Daniel Hubmann SUI – 807 pnt
2) Matthias Müller SUI – 613 pnt
3) Thierry Gueorgiou FRA – 450 pnt
4) Carl Waaler Kaas NOR – 403 pnt
5) Olav Lundanes NOR – 402 pnt
6) Matthias Merz SUI – 400 pnt

Photography by Niels-Peter Foppen (Ultimate Orienteering)

Nenhum comentário:

Postar um comentário