21 de set. de 2009

FAIR PLAY

Duas semanas atrás vi no Globo Esporte uma polêmica sobre fair play na Inglaterra. No dia 09/09, a Inglaterra goleou a Croácia por 5 a 1 e assegurou presença na Copa-2010. O gol da Croácia foi do atacante brasileiro naturalizado croata Eduardo da Silva, que era vaiado quando tocava na bola. Recentemente, ele cavou um pênalti em partida de sua equipe, o Arsenal. Foi punido pela atitude e muito criticado por jogadores ingleses. Quanto estive na Croácia para o Campeonato Mundial Militar de Orientação tive a oportunidade de assistir a vitória da Croácia sobre a Estônia, com gol de “Dudu”, como a torcida o chamava. O melhor momento numa partida entre dois times estrangeiros é ver o gol de um brasileiro. Mas não é nada bom ver o mesmo jogador com atitudes típicas de certos jogadores latinos.

Na orientação o fair play também é muito valorizado. Um exemplo marcante ocorreu prova de revezamento do Campeonato Mundial de Orientação de 2009 na Hungria. Já na última perna, Thierry Gueorgiou da França, Anders Nordberg da Noruega e Martin Johansson da Suécia estavam correndo juntos, disputando a liderança da prova, quando o sueco teve um ferimento grave: cravou um pedaço de madeira de12cm na sua perna. Seus concorrentes pararam para ajudá-lo, Thierry ficou com Martin pressionando sua camisa sobre o ferimento para estancar o sangramento, enquanto Norberg correu para a área de chegada para buscar ajuda. Michal Smola, da República Tcheca, foi o próximo atleta a passar pelo local e também parou para ajudá-lo. Martin Johansson foi levado para o hospital e deve recupera-se logo. Depois do incidente, os três esportistas completaram o percurso e chegaram nas 25ª a 27ª posições. O Presidente da IOF, Åke Jacobson, expressou a gratidão aos três esportistas antes da cerimônia de premiação:
“O que vocês fizeram hoje é um grande exemplo de extrema esportividade e fair play. Vocês são uma inspiração para todos nós!”. Thierry, que ganhou o ouro no percurso médio e prata no percurso longo daquele campeonato, não titubeou em parar para ajudar. Estes são os valores do verdadeiro campeão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário