31 de dez. de 2009

Feliz Ano Novo


Mais um ano passa e vem o Ano Novo, com novos objetivos e novos desafios. Por tudo de bom que tivemos até aqui, esperamos por um ano ainda melhor.

“Torno a trazer isso à mente, portanto tenho esperança. A benignidade do Senhor jamais acaba, as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade . A minha porção é o Senhor, diz a minha alma; portanto esperarei nele. Bom é o Senhor para os que esperam por ele, para a alma que o busca.”

Feliz Ano Novo.

Franco e família


Veja em 2010 as novidades do Blog do Orientista.

22 de dez. de 2009

Campeonato Sulamericano de Orientação



O Campeonato Sulamericano de Orientação, realizado de 10 a 13.dez.2009 na cidade de Cascavel - PR, foi mais uma competição disputada pelos melhores orientistas do país. Logo no primeiro dia, na prova de revezamento, as equipes das categorias adultas masculinas e femininas contaram com os destaques nacionais da categoria elite.


Nas primeiras equipes masculinas, o único que não tem figurado ainda entre os dez primeiros colocados nas competições nacionais é meu amigo Ueverson Silva, participante da equipe campeã, mas que tem melhorado a cada ano.


A novidade para este ano na disputa individual foi uma prova de sprint contando para o Campeonato, e que acabou fazendo diferença: na categoria Elite Masculina o campeão geral foi o Cleber Baratto, vencedor do percurso sprint. O vencedor do percurso médio, Ironir Alberto Ev, ficou fora das primeiras colocações por não ter sido bem colocado no sprint. O vencedor do percurso longo, Juscelino Karnikowski, foi o terceiro colocado geral. Em segundo ligar ficou o campeão brasileiro e dos 5 Dias de Orientação, Leandro Pasturiza, que teve 4º, 2º e 3º lugares, respectivamente. Robson Rengifo ficou em quarto lugar e Vanderlei Bortoli foi o quinto colocado.




Na Elite Feminina a disputa entre as 5 primeiras colocadas foram bem próximas, e cada uma das três primeiras venceu um dos percursos. A campeã foi Wilma Barbosa, vencedora do percurso longo. A segunda colocada foi Mirian Pasturiza, vencedora do percurso médio. Em terceiro lugar ficou Sônia de Conti, vencedora do percurso sprint. Ana Rachel Lemes ficou em quarto lugar e Juliane Valéria foi a quinta colocada, influenciando na colocação das demais.


Confiram os resultados de todas as categorias na página da CBO.

Agradeço a Denise Matukiwa pelas fotos publicadas no site INEMA.

24 de nov. de 2009

5 Dias de Orientação do Brasil

Os 5 Dias de Orientação do Brasil, em Sant'Ana do Livramento -RS, teve realmente grande disputa. O primeiro colocado na Elite Masculina foi Leandro Pasturiza, com boa vantagem para os demais, confirmando sua boa fase, depois de ter vencido nos 5 Dias de Orientação de Istambul - Turkia.

A final do 5 Dias foi tipo perseguição, com o intervalo de tempo após a 4ª etapa, saindo quem estava em primeiro na frente. O Cleber saiu em 2º, Fioravanti em 3º, com o Ironir 5 segundos atrás, depois o Gilson 21 segundos e os demais todos próximos. O percurso foi de 6km, mas bem técnico, no verde e um corridão no final. Prevaleceu quem estava melhor fisicamente e errou pouco. No final, depois do Pasturza, chegaram: Ironir, Koltun, Bortoli, Cleber, Fioravanti, Gilson, Rengifo, Odacir e o Stefler em 10º.

No feminino a Mirian Pasturiza tinha tudo para ganhar, mas foi desclassificada em um percurso, como também aconteceu na França (ainda não aprendeu a lição?), pois teria vencido todos os dias.
No final a Tania foi a campeão, seguida por Rachel, Valéria, Wilma, Marion e Sonia.

Os resultados individuais dos 5 Dias de Orientação 2009 estão na página da CBO.

O Campeonato Sulamericano promete uma disputa igualmente forte. Será disputado com percursos sprint, medio e longo com soma de pontos.

23 de nov. de 2009

Enquanto aguardamos os resultados

Mais uma vez fico na expectativa por resultados rápidos de uma prova importante. Os 5 Dias de Orientação do Brasil, realizado em Sant'Ana do Livramento, terminou no dia 21/11 e estamos aguardando a divulgação dos resultados na web. Resultados on-line são comuns na Europa, mas aqui poderiam sair pelo menos no mesmo dia.

Enquanto aguardamos os resultados, vejam a entrevista da Lislaine Link para o Blog ORIENTOVAR. Ela não participou dos 5 Dias, apesar de inscrita, possivelmente por causa de compromissos profissionais, e deve estar na mesma expectativa pelo desfecho desta competição.

Desculpem-me os organizadores por minha insistência neste aspecto, mas nas provas em que trabalhei na apuração, eu sempre passava os resultados ao final da prova para quem estivesse encarregado da divulgação.

No Campeonato Mundial Militar de 2006 eu ajudei a pegar o traçado das rotas dos três melhores atletas em cada percurso, tanto do masculino quanto do feminino, para divulgar aquela simulação da rotas sobre o mapa de acordo com os tempos parciais em cada ponto. São detalhes que valorizam a atuação dos atletas e a qualidade da organização do evento.




21 de nov. de 2009

Brasileiros participam de competição na França

No período de 24 a 28 de outubro, a Equipe Militar do Brasil participou de uma competição de 5 dias na França. Vocês podem ver mais detalhes no site da Toussaint 2009.

A prova noturna e a de sprint foram separadas, seguida de uma prova de 3 dias com um percurso médio e dois longos. O interessante na prova de 3 dias foi que o somatório usou a tabela de 1.000 pontos, isto é, o vencedor de cada categoria ganha mil pontos e os demais recebem pontuação proporcional à diferença do tempo vencedor.

O vencedor nas 3 etapas foi o campeão mundial francês Thierry Gueorgiou.

O melhor brasileiro foi nosso campeão Leandro Pasturiza, que está para vencer o Troféu Brasil, os 5 Dias de Orientação do brasil, em Santana do Livramento -RS, organizado pelo COFRON.



5 jours de Course d’Orientation - Toussaint en Provence
Enviado por ingalls84. - Veja mais videos de esportes e de esportes radicais

9 de nov. de 2009

IOF, CBO e Federação Paranaense de Orientação realizam Clínica de Mapeadores



A cidade de Curitiba - PR recebe entre os próximos dias 25 e 27 a Clínica de Mapeadores da Federação Internacional de Orientação (IOF). O evento será promovido conjuntamente pela Confederação Brasileira de Orientação (CBO), pela Federação Paranaense de Orientação (FPO), além das Universidades Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Academia Policial Militar do Guatupê (APMG).

A clínica consistirá essencialmente, de um aperfeiçoamento em mapeamento de orientação a ser ministrado por dois renomados profissionais de Cartografia, instrutores e membros do conselho de mapeadores da IOF com grande experiência internacional (László Zentai e Dusan Petrovic).

A primeira fase da clínica tem por objetivo o esclarecimento de dúvidas na interpretação da ISOM/2000 e a diferenciação entre a simbologia da ISOM/2000 e a ISSOM/2005. Na segunda fase o objetivo é estabelecer a relação do GPS / TrackMaker / Google Earth / Ocad, para a obtenção de imagens georeferenciadas como mapa-base, e a terceira fase tem objetivo a divulgação científica, voltada para linhas de pesquisa no estudo de mapeamento topográfico e a cartografia no ambiente WEB.

Clinica Internacional de Mapeadores da IOF em Curitiba

Evento transformou Curitiba no centro das atividades de mapeamento do país, contando com a participação de mais de 40 participantes

A Clínica Internacional de Mapeadores da IOF, transformou a cidade de Curitiba no Paraná, no centro das atenções dos mapeadores de orientação do Brasil, no transcurso da última semana.

O evento reuniu na Academia de Polícia Militar do Guatupê, mais de 40 mapeadores de orientação de diversos estados do Brasil, em três dias de atividades constantes e intensos debates sobre peculiaridades do trabalho de mapeamento.

Entre os palestrantes do evento, estavam o Professor László Zentai, Ph.D., redator final da ISOM/2000 (International Specification for Orienteering Maps 2000) e da ISSOM/2005. Ex-presidente do Comitê de Mapas da Federação Internacional de Orientação (IOF), membro do Conselho da IOF e vice-reitor da Eötvös Lorand University, Budapeste, capital da Hungria, e o professor Dusan Petrovic, Ph.D., professor de Cartografia, Fotogrametria e Sensoriamente Remoto no Departamento de Geodésia da Universidade de Ljubljana, na Eslovênia. Membro da Associação Internacional de Cartografia e da Comissão de Cartografia de Montanha. Cujo tema atual de pesquisa é a elaboração de mapas para esportes e diferentes atividades outdoor.

No âmbito nacional, palestraram o professor Raul M. P. Friedmann, M.Sc., professor dos cursos de Engenharia da UTFPR. Autor do livro Fundamentos de Orientação, Cartografia e Navegação Terrestre, além do professor José Otávio Franco Dornelles, Bacharel em Educação Física e Presidente da Confederação Brasileira de Orientação (CBO).

De todos os assuntos ministrados e discutidos, o mais relevante disse respeito à normatização do emprego da ISSOM e principalmente as suas conseqüências para eventuais mudanças na ISOM que neste momento encontra-se em processo de revisão/validação por um grupo de especialistas já nomeados pela IOF.

A propósito do evento, também ocorreram inúmeras discussões técnicas que suscitaram padronizações de procedimentos por parte dos mapeadores e a necessidade de padronização de algumas regras e procedimentos, por parte da CBO, o que deverá ocorrer por ocasião da Assembléia Geral (AGO) que ocorrerá no mês de janeiro em Cascavel-PR.

Foi consenso entre os participantes, que o evento se mostrou uma oportunidade única de intercâmbio, que muito acrescentou em termos de conhecimento técnico aos presentes, deixando entre todos a expectativa de uma reedição em outubro de 2011.

24 de out. de 2009

Revezamento do World Games

Encontrei um vídeo com uma reportagem interessante sobre a prova de revezamento do World Games 2009. Foi um revezamento com equipe mista, dois homens e duas mulheres. Foi uma prova bem disputada, e a vitória foi da equipe da Rússia, com destaque para Andrei Kramov (que já foi campeão mundial) na última perna.


23 de out. de 2009

Daniel Hubmann é o melhor orientista do ano




Sem dúvida alguma o melhor orientista do ano de 2009 foi Daniel Hubmann, da Suíça.
Além de vencer o Word Cup, ficando em primeiro do ranking da IOF,
teve vitórias expressivas no WOC ,
MWOC e no World Games .

Ele é realmente um orientista extraordinário, dedicado e batalhador. Tem excelentes qualidades esportivas e ainda é uma pessoa modesta.


Ele vem do trabalho de uma equipe modelo, que é a equipe nacional da Suíça, que tem apoiado o trabalho de vários outros atletas talentosos ao longo de vários anos.




E a melhor orientista de 2009 foi sua compatriota foi Simone Niggli-Luder, voltando de uma temporada parada para o nascimento de sua filha Malin.

Os dois tiveram o devido reconhecimento no Orienteering Achievement 2009 do site World of O. Veja as fotos no site.


Veja este vídeo do Daniel Hubmann na chegada do World Games:

16 de out. de 2009

Campeonato Brasileiro de Orientação 2009 e Copa dos Países Latinos

Este ano não pude participar das etapas do CamBOr, para acompanhar de perto a disputa da categoria Elite. Tenho procurado acompanhar os resultados pelos sites da orientação na internet. Entretanto fiquei um pouco frustrado recentemente pela pouca divulgação dos resultados e fotos, após a última Etapa que encerrou dia 11/10.

Nosso companheiro Joaquim Margarido, do blog http://orientovar.blogspot.com/ publicou fotos e resultados da Copa dos Países Latinos, com testemunhos dos atletas portugueses, no dia de encerramento do evento. Nos vários sites brasileiros que procurei, não encontrei nenhuma reportagem após o evento, nem mesmo no site do COSC, que organizou o evento. A CBO divulgou os resultados gerais no dia 13/10, mas sem o resultado final do CamBOr. Eu sei que na categoria H21E deve fechar com a mesma posição dos quatro primeiros colocados até a etapa anterior. Parabéns ao Pasturiza! Ele fez uma excelente temporada mais uma vez! Parabéns aos demais colegas da Elite, que fizeram uma disputa forte neste ano! Já na categoria D21E, não sei ao certo como terminou o campeonato, estou aguardando o resultado final.

Foi uma boa idéia colocar a Copa dos Países Latinos junto com a final do CamBOr, pois nossos convidados puderam acompanhar paralelamente outro grande evento. Na minha opinião, os critérios para escalação dos participantes oficiais da Copa poderiam ser mais flexíveis, com mais competidores em cada categoria.

Provavelmente não irei aos 5 Dias de Orientação do Brasil, nem ao Campeonato Sul-Americano de Orientação, mas espero que os próximos organizadores façam uma divulgação melhor dos resultados de seus eventos. Tenho observado que os eventos nacionais têm alcançado um ótimo nível de organização. A divulgação final deveria ser no mesmo nível.

30 de set. de 2009

Parabéns a nossos atletas

No 42º Campeonato Mundial Militar de Orientação, em Võru - Estônia, a equipe brasileira fechou sua participação novamente na 14ª colocação, com o ótimo desempenho de nossos atletas. Este é o melhor resultado que podemos conseguir com o tempo disponível que nossos atletas militares têm para dedicar ao treinamento. Nossa equipe posiciona-se logo atrás das equipes que têm seus atletas dedicados em tempo integral para o esporte, lembrando que nas melhores equipes são aceitos atletas que são militares reservistas, atletas de carreira, não militares de carreira. Os melhores resultados de equipes brasileiras ocorrem nos esportes que têm apoio para treinamento em tempo integral ao longo de vários anos, como acontece com o Pentatlo Militar. Para os Jogos Mundiais Militares de 2001, que serão realizados no Rio de Janeiro, há uma proposta dos dirigentes da orientação em separar uma equipe para treinamento integral a partir do início de 2010, mas ainda não foi confirmado o apoio para este projeto, que poderia resultar numa melhora significativa no desempenho de nossos atletas, inclusive com probabilidade de conseguir alguma medalha. Sem apoio de tempo integral para treinamento, pelo menos a partir da próxima temporada, a chance de ganhar medalha é muito remota, praticamente impossível. Os melhores atletas do mundo competem no Campeonato Mundial Militar de Orientação, portanto é impossível chegar ao nível de condicionamento físico e técnico próximo ao deles sem apoio semelhante ao que eles recebem. Todos os nossos atletas de destaque na categoria Elite têm um histórico de empenho e dedicação impressionante. Geralmente abrem mão de oportunidades profissionais importantes para dedicarem-se dentro do possível para o esporte. Superam muitas dificuldades pessoais para manter um bom condicionamento físico e chegar entre os primeiros, superando muitas vezes a condição de pouco incentivo ao esporte dentro da Força, cumprindo suas obrigações comuns e treinando no tempo de folga. Mesmo os que conseguem um pouco mais de apoio ainda são limitados por não trabalhar exclusivamente para alcançar elevado desempenho no esporte, com uma equipe de apoio com esta finalidade. Apesar disso, o sentimento de orgulho em poder representar o Brasil numa competição internacional, mesmo com nossas limitações, é que nos motiva a continuar praticando o esporte com dedicação. Para mim, poder correr lado a lado com as estrelas do nosso esporte é um privilégio que não tem preço. Sou muito grato pelas várias oportunidades que tive de representar o Brasil como atleta. Foram mais de 20 anos fazendo treinamento e competindo com este objetivo. Sinto-me honrado por ter recebido a Medalha do Mérito Desportivo Militar, como representante da orientação. Por isso dou meus parabéns àqueles atletas que continuam dedicando-se à orientação e representando muito bem nosso país.

Veja detalhes do Campeonato em http://www.mil.ee/orienteering/
E mais opiniões em http://cocsnaweb.blogspot.com/2009/09/cleber-baratto-vidal.html




21 de set. de 2009

FAIR PLAY

Duas semanas atrás vi no Globo Esporte uma polêmica sobre fair play na Inglaterra. No dia 09/09, a Inglaterra goleou a Croácia por 5 a 1 e assegurou presença na Copa-2010. O gol da Croácia foi do atacante brasileiro naturalizado croata Eduardo da Silva, que era vaiado quando tocava na bola. Recentemente, ele cavou um pênalti em partida de sua equipe, o Arsenal. Foi punido pela atitude e muito criticado por jogadores ingleses. Quanto estive na Croácia para o Campeonato Mundial Militar de Orientação tive a oportunidade de assistir a vitória da Croácia sobre a Estônia, com gol de “Dudu”, como a torcida o chamava. O melhor momento numa partida entre dois times estrangeiros é ver o gol de um brasileiro. Mas não é nada bom ver o mesmo jogador com atitudes típicas de certos jogadores latinos.

Na orientação o fair play também é muito valorizado. Um exemplo marcante ocorreu prova de revezamento do Campeonato Mundial de Orientação de 2009 na Hungria. Já na última perna, Thierry Gueorgiou da França, Anders Nordberg da Noruega e Martin Johansson da Suécia estavam correndo juntos, disputando a liderança da prova, quando o sueco teve um ferimento grave: cravou um pedaço de madeira de12cm na sua perna. Seus concorrentes pararam para ajudá-lo, Thierry ficou com Martin pressionando sua camisa sobre o ferimento para estancar o sangramento, enquanto Norberg correu para a área de chegada para buscar ajuda. Michal Smola, da República Tcheca, foi o próximo atleta a passar pelo local e também parou para ajudá-lo. Martin Johansson foi levado para o hospital e deve recupera-se logo. Depois do incidente, os três esportistas completaram o percurso e chegaram nas 25ª a 27ª posições. O Presidente da IOF, Åke Jacobson, expressou a gratidão aos três esportistas antes da cerimônia de premiação:
“O que vocês fizeram hoje é um grande exemplo de extrema esportividade e fair play. Vocês são uma inspiração para todos nós!”. Thierry, que ganhou o ouro no percurso médio e prata no percurso longo daquele campeonato, não titubeou em parar para ajudar. Estes são os valores do verdadeiro campeão.


19 de set. de 2009

Entrando na Web

Saudações! Vou compartilhar algumas informações com os colegas orientista e outros amigos. Estou escrevendo um livro para jovens orientistas e espero que consiga publicá-lo.
Vou disponibilizar mais informações logo. Para ilustrar minha página inicial, segue uma imagem de uma área conhecidas pelos orientistas brasileiros e estrangeiros, uma das mais bonitas em Faxinal do Céu, Pinhão -PR.