14 de fev. de 2015

Portugal O' Meeting 2015


O Carnaval na orientação vem com o tradicional Portugal O' Meeting


É já o maior de sempre. Com 2268 atletas inscritos, em representação de 26 países, o Portugal O' Meeting bate em 2015 todos os recordes, precisamente no ano em que sopra 20 velas. Dos melhores do mundo aos mais ilustres desconhecidos, todos irão desfrutar, a partir de hoje e durante os próximos cinco dias, da festa que o Clube de Orientação de Estarreja cuidadosamente preparou.

O Portugal O’ Meeting 2015 reparte-se por 7 provas distribuídas por cinco dias de competição. Destas, apenas quatro pontuam para o ranking do evento, sendo três de Distância Longa e uma de Distância Média. Completam o programa uma Estafeta Mista de Sprint, um Sprint urbano nocturno e uma prova de Orientação de Precisão.

Com 233 atletas inscritos na Elite masculina, a organização viu-se obrigada a dividir os atletas em Elite e Super Elite. Esta situação, porém, levantou algumas questões por parte de atletas acerca do critério utilizado, o que levou a organização do POM 2015 a solicitar à IOF uma clarificação das regras nas quais esta divisão se baseia. A resposta não podia ser mais taxativa: “Não existe atualmente uma regra que permita proteger atletas lesionados em termos de ranking, pelo que o Ranking Mundial da IOF é o único critério para a divisão dos atletas em Elite e Super Elite.” Face ao exposto, a organização do POM2015 aplicou as regras em vigor pela FPO e IOF, gerando as listas a partir do ranking, o qual pode ser visualizado AQUI.

Participam alguns atletas da equipe da Marinha do Brasil.

Programa detalhado

  • Sexta feira 13 de fevereiro, Mira. SPORTident Sprint Relay Mass Start. Partidas às 14h00 (escalões de competição) e às 14h05 (escalões abertos). Primeira partida para percursos individuais às 14h30. Cerimónia de Entrega de Prémios às 17h00, na Arena Mira-Villas.
  • Sábado 14 de fevereiro, Dunas de Mira.Distância Longa Dunas de Mira. Primeira partida às 10h00.
  • Sábado 14 de fevereiro, Praia de Mira.SPORTident Sprint Noturno. Primeira partida às 19h00. Cerimónia de Entrega de Prémios às 22h30 na Arena Praia de Mira.
  • Domingo 15 de fevereiro, Dunas de Mira.Distância Média Dunas de Mira. Primeira partida às 09h00.
  • Domingo 15 de fevereiro, Dunas de Vagos.Invacare PreO. Primeira partida às 12h31 e última partida às 13h11 (Classe Paralímpica); primeira partida às 12h30 e última partida às 15h54. Cerimónia de Entrega de Prémios às 18h00, na Arena Dunas de Vagos.
  • Segunda feira 16 de fevereiro, Dunas de Vagos. O-Portugal Distância Longa WRE. Primeira partida às 10h00.
  • Terça feira 17 de fevereiro, Dunas de Vagos. Distância Longa Dunas de Vagos. Primeira partida às 09h00. Partida do Chasing Start – Homens e Mulheres Elite às 09h30; partida do Chasing Start – Homens Super Elite às 11h00. Cerimónia de Entrega de Prémios POM 2015 às 14h00, na Arena Dunas de Vagos.
Saiba tudo consultando o BOLETIM FINAL do Portugal O' Meeting 2015. 

Detalhes na página do evento.

Acompanhe as notícias no blogue ORIENTOVAR.

Rúbens Igreja

 "Vamos espalhar a Orientação de Precisão pelo Brasil inteiro"



Comandante da Marinha brasileira e um dos grandes impulsionadores da Orientação no País irmão, o Comandante Rúbens Igreja esteve entre nós, participando, juntamente com outros dois altos embaixadores brasileiros desta modalidade – Marcelo Malato e José Ferreira Barros - no I Curso de Organização e Traçado de Percursos de Orientação de Precisão, que decorreu na Praia da Tocha em 13 e 14 de dezembro. Aqui fica um apanhado das suas impressões, simultaneamente um grito de querer e esperança na afirmação da Orientação de Precisão no Brasil.